quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Pátria de Marca Passos... Aja Coração... por Eduardo Junior

"Este Blog tem por característica quase que mandatória, sempre abordar temas filosóficos, pessoais, políticos ou e até mesmo é palco de auto-análises e etc, porém, como o próprio título desde Blog sugere, temos que abordar os assuntos relevantes do momento, e não há como negar que o momento grita em nossas mentes o tema “convocação da seleção” realizada pelo “experiente” técnico, o Sr Dunga.

PS: Bons tempos aqueles em que Dunga era apenas um anão.

É fato que a nação brasileira, e como dizem, a “voz do povo é a voz de Deus” ( e de Futebol o povo entende melhor do que de política, diga-se de passagem ) clamava por alguns nomes, dos quais, não irei abordar o mérito, o merecimento ou a capacidade individual de cada um, porém, o que gostaria de abordar neste texto é o fato de que, ora bolas, somos a maior potência do MUNDO em termos de matéria prima, material humano, jogadores, certo? Somos os mais habilidosos, o maior exportador de jogadores, certo? Então porque diabos fugir desta característica? Logicamente que isto não é algo que se apresentou hoje, é algo que já vem sendo desenvolvido ao longe de 3 anos e meio de trabalho do “experiente” Dunga, mas, o pico dessa negação a nossa identidade é agora, com esta convocação final.

Sou da opinião de que Futebol é momento e de que o futebol brasileiro é notadamente imortalizado pelo seu talento, nomes como Garrincha, Pelé, Romário, Serginho Chulapa,. Sócrates, Zico, Falcão e tantos outros foram imortalizados e marcaram seus nomes vestindo a camisa Brasileira, conquistando o Mundial pela Seleção ou não, alguns dos nomes citados não conseguiram esta conquista ( por ironia do Destino ), porém, ficaram eternizados no coração dos Brasileiros e são ídolos incontestáveis até hoje. O ponto é, até quando vamos ver na Seleção Brasileira um grupo formado por atletas bancados e mantidos por seus patrocinadores? Até quando veremos uma nação inteira, uma unanimidade solicitar, clamar por um estilo de futebol que nos caracteriza, o tal futebol arte, que temos todas as condições de apresentar, ser substituído por um estilo pragmático, retranqueiro e burocrático?

Isto foge as raízes, foge aos princípios e as características do futebol brasileiro. Ganhar a copa, ou não ganhar a copa, a meu ver, isto é o de menos, sinceramente falando.

Eu, particularmente, prefiro MIL VEZES perder uma competição eternizando lances, eternizando grupos, sendo merecedor de fato, e não levar o título, do que levá-lo sem merecimento, fugindo a uma identidade que custamos e soamos sangue para adquirir, isto acontece a torto e a direita no futebol, que em alguns casos imita a vida se formos parar para pensar.

Hoje em dia, priorizam-se os resultados a todo custo, com covardia, sem ousadia, apenas tendo o resultado, sendo campeão, está valendo, seja de forma feia, roubada ou algo do gênero, o que importa é “vencer a guerra” como foi dito na última coletiva do “experiente” Dunga.

Eu discordo totalmente desta filosofia, e sim, eu acredito que temos que visar um resultado, óbvio, mas temos que merecê-lo, temos que fazer jus a ele, sermos dignos dele, sem fugir as nossas raízes, sem negar nossas características, sem perder a nossa identidade.

Vou para esta copa, procurando outra seleção que preencha esta lacuna, dois nomes palpitam em minha mente neste momento, Espanha e Argentina, sou fã do futebol arte, do futebol jogado, tocado, bonito, e não do futebol pragmático, burocrático, que objetiva somente o resultado e jogue com o regulamento embaixo do braço.

Sou apaixonado pelo Futebol Brasileiro, e não pela Seleção Brasileira, e sendo assim, buscarei torcer por alguma outra seleção que incorpore estas características do que penso e que seja reflexo do que é o Futebol Brasileiro, que infelizmente, diante desta convocação que foi realizada e que já vem sendo a 3 anos e meio, não é definitivamente o que procuro no futebol.

Coerência? Burrice?
Comprometimento?Covardia?

É, definitivamente tudo isto se mostra muito bem relacionado diante do quadro que temos hoje..."


Texto copiado (claro que com autorização) do meu brother santista Juninho, do blog http://osrelevantes.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário